Biscoito cream cracker

Tem gente que confunde biscoitos de água e sal com cream cracker. Na verdade, a diferença é sutil. Os ingredientes são os mesmos: farinha, água e gordura para deixá-los crocantes. A única diferença é que no cream cracker a gordura utilizada chega a 16 por cento da receita, enquanto no biscoito de água e sal não ultrapassa os 7 por cento.

Isso é necessário para fazer com que a massa desse biscoito seja mais cremosa e crocante. Em termos de calorias, os cream crackers também são mais calóricos do que os de água e sal (32 contra 27 calorias por biscoito).

História de sucesso

O cream cracker surgiu numa padaria da Irlanda em 1885

Os primeiros biscoitos cream crackers que se tem notícia foram fabricados numa padaria da Irlanda em 1885. Inicialmente feitos apenas com trigo e água se difundiram pelo mundo todo e até hoje são os mais populares no Reino Unido. Em média, o cream cracker tradicional media 8 cm2. No Brasil hoje o formato mais popular tem o dobro desse tamanho.

Na receita em vídeo que mostramos aqui o chef do New York Times, Mark Bittman, explica que existem cerca de 80 produtos que podem ser classificados como crackers: tem torradas de pão folha, torradas de bagel, ritz, saltinis e vários outros.

Mark Bittman, chef do New York Times ensina a fazer cream cracker