Pastel de nata

Os pastéis de nata ou pastéis de Belém são uma especialidade portuguesa. Em 1837, em Belém, próximo ao Mosteiro dos Jerónimos, os clérigos do mosteiro precisavam de dinheiro. Resolveram vender uns pastéis recheados com nata. A presença do Mosteiro e da Torre de Belém atraíam muitos turistas que depressa se habituaram aos pastéis de Belém. A receita foi mantida em segredo por gerações. Só era conhecida pelos mestres pasteleiros... que fabricavam artesanalmente na Oficina do Segredo.

A tradição se mantém até hoje.  Os originais continuam a ser os da Pastelaria de Belém (apenas estes podem ser denominados Pastéis de Belém) em Lisboa - foto abaixo - que preservam na sua secular existência o segredo e o saber da sua confecção. Hoje o doce portugues também é bastante popular no Brasil.

 

A fábrica dos pastéis de Belém em Lisboa

No vídeo abaixo você vai aprender todos os segredos guardados a sete chaves no mosteiro de Belém. Dá pra fazer 600 unidades. 

Ingredientes para 600 forminhas: 2kg de farinha de trigo, 1 litro de água gelada, 30 gramas de sal, 1,6 kg margarina para folheado, 3 ovos. Calda para cada 100 forminhas: 600 gramas de açúcar cristal, 300 ml de água, casca de 1 limão, 1 pau de canela. Recheio: 500 ml de calda fria, 500 ml de leite, 75 gr de farinha, 5 gemas e 1 ovo.