Omelete “sem colesterol”

Há décadas associamos ovos a colesterol alto. Mas estudos do departamento de Infecções e Obesidade da Universidade da Louisiana derrubaram esse mito e ainda associaram o ovo as dietas mais bem sucedidas na redução de peso. Ainda Bem!
O ovo é altamente nutritivo. Rico em proteínas e com baixo valor calórico. Ovos são excelentes fontes de colina - substância importante que quebra a homocystein  ( um aminoácido do sangue associado com o aumento do risco de doenças do coração).  Ovo é barato, acessível a toda população.

Então quebre você também esse mito, ou melhor, esses ovos preparando uma excelente omelete.

Stephanie Rose, chef de cozinha e food stilist, mostra como fazer uma gostosa e nutritiva omelete de presunto e queijo.

Teste do ovo

Primeiro você precisa saber se os ovos estão frescos. O truque é mergulha-los em um copo com água. Se o ovo afundar é fresco, pode consumir tranquilamente. Quando o ovo não é novo nem velho demais ele flutua, mas fica com a ponta pra cima. Só use se não tiver outro jeito. Agora se o ovo flutuar de lado pode jogar fora.

Como você pode ver no vídeo os ovos que a Stephanie está preparando são frescos.

Muito bem, então quebre 3 ovos e vamos fazer a nossa omelete. Não bata, apenas misture os ovos. Acrescente uma pitada de pimenta e um pouco de sal. Misture mais um pouco e, em seguida, adicione um pouco de leite, nata ou água, o que tiver a ver com você. Mexa e reserve.

Vamos ao recheiro

Essa omelete é de presunto e queijo. Mas você pode fazer outros tipos de recheios. Faça aquele que mais te der água na boca, isso não falha nunca!
Corte o presento em fatias e rale o queijo. Se preferir o queijo também poder ser cortado em fatias, fica a seu critério.
Pegue uma cebola média e corte um terço, é o suficiente. Corte camadas finas.  Não coloque muita cebola pois ela pode anular o sabor delicado do queijo. Recheio pronto e ovos mexidos agora vamos para o fogão.
Esquente a frigideira com fogo médio e coloquer  uma colher de sopa cheia de manteiga. Enquanto derrete, mexa mais um pouco a mistura de ovos batidos. Quando estiver bem quente, despeje os ovos mexidos de uma só vez. 

Existe um segredo que você pode ver no vídeo. Stephanie levanta um pouco da massa delicadamente com a espátula para espalhar mais a mistura. Seja muito gentil.
Baixe o fogo e adicione queijo. Em seguida a cebola e por último o presunto.  Dê uma pequena chacoalhada na frijideira para soltar a omelete. Com a espátula vire um terço da massa sobre a outra parte e deixe por uns segundos para grudar. Pegue mais uma vez a espátula e vire navamente, serão 3 camadas. Pronto, a omelete está pronta, deliciosa, linda e principalmente, nutritiva! Vamos dar uma chance aos ovos. Xô mitos!