Panqueca americana

A estilista de alimentos (“foodstylings”) Stephanie Rose vai mostrar como fazer panquecas americanas. A panqueca clássica americana conhecida como “griddlecake” é bem diferente do crepe francês, consumido aqui no Brasil como panqueca.

Os utensílios que você vai precisar para executar a receita são muito básicos. Uma chapa elétrica, ou forma para fogão, ou ainda uma frigideira comum, espátula, batedores e colher de pau.

Além de estilista de alimentos Stephanie Rose também é chef de cozinha. Como estilista ela prepara os alimentos  que serão usados em comerciais de tv ou que serão fotografados para livros de receitas ou revistas do gênero.

 

Transcrição do vídeo

“Oi! Sou Stephanie Rose, hoje estamos aqui para mostrar como fazer panquecas.
Vou começar com o clássico griddlecake.
É por isso que tenho aqui uma bela chapa elétrica.
Se você não tem pode usar uma forma de fogão ou uma frigideira normal.
As não aderentes funcionam melhor.
Agora vamos começar com os nossos ingredientes básicos que você provavelmente tem na sua despensa.
Uma xícara e meia de farinha, três colheres de açúcar, sal e 3/4 de colher de chá de fermento em pó.
Três colheres de manteiga derretida no microondas.
Tenho ainda um copo mais um pouquinho de leite e dois ovos, dois ovos inteiros e uma clara.
Então agora podemos começar.
Em primeiro lugar o que eu quero fazer é reunir todos os ingredientes secos.
Eu vou apenas colocá-los numa folha de papel e então o que vou fazer é colocar tudo na peneira.
Tenho o sal, e eu tenho o fermento em pó.
Agora certifique-se sempre de que o fermento em pó é fresco.
Pode usar se ele estiver na sua despensa há meses ou cerca de um ano.
Verifique a data para saber se vai funcionar. Aqui diz que pode ser utilizado até janeiro de 2010, mas depois de aberto não vai durar para sempre.
Ok, agora vou pegar minha tigela, a peneira e então eu uso a folha de papel para facilitar o transporte dos ingredientes para dentro da peneira.
Se você não tiver uma  dessas use uma peneira comum, daquelas que funcionam dando uma pequena batida do lado dela.
Ok, agora eu vou misturar os meus ingredientes úmidos.
Eu tenho os ovos, o leite, a manteiga.
Misture um pouco, mas não muito apenas para ficarem totalmente misturados.
Agora levo a mistura até a farinha para bater.
Não precisamos misturar muito.
Não tenha medo que fique empelotado. Mas misture com força, assim você terá panquecas mais fofas, mais bonitas.
Enquanto você bate, o fermento em pó já começa a agir, começa a criar bolhas.
Eu já usei os dois ovos.
Agora vou bater a clara que sobrou em neve.
Você poderia fazer isso com uma batedeira, que seria provavelmente um pouco mais rápido, mas é apenas uma clara.
Prefiro usar o batedor para conseguir o ponto certo, quando a clara começa a formar pontas.
Assim está perfeita.
Agora vou misturar a clara com os outros ingredientes da tigela sem bater.
Se bater vai perder algumas bolhas de ar o que nós não queremos. Vou apenas virar as claras com o batedor.
Desculpe-me, sim, perfeito.
Estou virando com o batedor e os ingredientes se deslocam sobre si mesmos.
Tenho uma chapa elétrica a 350 graus. Espero que não esteja muito quente.
Para medir a massa vou usar um copo de medição (equivale a 1/3 de xícara) que é realmente a quantidade ideal para uma perfeita panqueca média.
Então despeje rapidamente sobre a chapa e raspe com os dedos.
A chapa está a 350 graus.
Você vai ver se as bolhas estão começando a estourar. Quanto mais bolhas estourando mais próximo de estar pronto.
Se quiser um belo dourado escuro, não espere que isso aconteça logo na primeira panqueca.
A primeira nunca fica perfeita.
As vezes eu acrescento frutas nas panquecas.
Você pode adicionar mirtilos ou bananas.
Eu adoro bananas. Quando viro a banana fica caramelada e os mirtilos são adoráveis, eles são tão bonitinho, você pode fazer uma face sorrindo para as crianças.
Não ponha o blueberries na chapa, pois se fizer isso ela ficará com uma cor estranha.
Depois quando estiver pronto, coloque as paquecas numa bandeja coberta com uma toalha.
Guarde, sem empilhar uma sobre a outra, dentro do forno para não esfriar.
Quando você empilha o vapor achata as panquecas…”