Sanduíche de mortadela com mostarda

O sanduíche de mortadela virou uma espécie de preferência nacional. De Norte a Sul do país pipocam novas casas de lanches especializadas neste tipo de embutido que venceu o preconceito de anos atrás e hoje frequenta com a mesma desenvoltura mesas simples da periferia e refinados banquetes das mansões mais abastadas.

Mortadela (Mortadella em Italiano) é um embutido feito de carnes de diversos animais, especialmente suínos e bovinos, e cubos de gordura, geralmente do pescoço suíno. Os temperos mais usados incluem pimenta preta (inteira ou moída), murta, noz moscada e coentro. Teve origem em Bolonha, na Itália em 1376.

Nos dias de hoje, a designação Mortadella Bologna é uma denominação de origem protegida, de acordo com as normas da União Europeia. A zona de produção é extensa, incluindo as regiões de Emília-Romanha, Piemonte, Lombardia, Véneto, Marche, Toscânia, Lácio e Trento.

Segundo esta designação, a Mortadella Bologna, de suíno puro, é um enchido cozido, de forma cilíndrica ou oval, de cor rosa e perfume intenso. Na sua preparação, são usadas apenas carnes e gorduras de elevada qualidade, trituradas de forma adequada, por forma a se obter uma pasta fina. Ao ser fatiada, a superfície deve apresentar-se aveludada, com uma cor rosa viva e uniforme. Emana um perfume particular e aromático, sendo o seu sabor típico e delicado.

 O sanduíche exagerado do Mané

O sanduíche de mortadela do Bar do Mané no Mercadão de São Paulo é um dos mais famosos do Brasil. Tudo começou com uma brincadeira dos funcionários com um cliente. Este sempre reclamava da pouca quantidade de mortadela em seu pão. Certo dia um dos funcionários decidiu exagerar na dose. O cliente se assustou com a fartura, mas comeu tudo, saboreando cada mordida do seu lanche. A brincadeira deu certo e foi adotada como norma da casa. Dali pra frente exagero e simplicidade e viraram marca registrada da casa.

O sanduíche de mortadela do Bar do Mané é delicioso exatamente por ser tão simples: aproximadamente 200 gramas de mortadela fatiada bem fininhas, dobradas ao meio, e postas dentro de um pão francês fresquinho e crocante. Há ainda a opção de colocar algumas folhas de alface e rodelas de tomate.

Outro sanduíche de mortadela famoso é o dos irmãos e sócios da Mortadela Brasil, José Carlos e Maurício. Eles informam que foram os pioneiros a utilizar pães de 80 gramas (francês e baguete  coberta por queijo parmesão). A Mortadela Brasil ganhou o Prêmio de Melhor Sanduíche no Festival Gastronômico Brasil Sabor com o Brazuca. A receita é a seguinte: baguete de 80 gramas coberta com queijo parmesão, recheado por fatias generosas de mortadela Bologna tipo italiana, bacon crocante, queijo cheddar e alface americana.

No vídeo abaixo você confere uma ótima receita de sanduiche de mortadela com mostarda e ervas.